BOOKING & MANAGEMENT | FERNANDO CABRAL
fernandocabral@soundsgood.pt
+351 912 153 057

Binhanquinhe Quimor, ou simplesmente Binhan, é um músico, compositor e intérprete Bissau Guineense. Desde de muito cedo revelou o seu talento para a música o que lhe valeu uma solida reputação em toda a Guiné Bissau após anos a actuar nas festas locais e regionais um pouco por tudo o país onde venceu vários concursos de canto. Em 2008, Binhan foi considerado pela crítica como o Cantor Revelação do ano na Guiné- Bissau. Mas o reconhecimento na nova cena musical guineense aconteceu com a sua chamada pelo mestre Adriano Atchutchy para integrar a mítica banda nacional Super Mama Djombo como um dos cantores principais numa nova formação.

Com os Super Mama Djombo, ele participou na gravação do disco “Ar Puro” na Islândia e consequentemente acompanhou a banda em várias digressões pela Europa, África e Ásia. Paralelamente, Binhan foi desenvolvendo uma rede de amizades a partir do qual fez vários tournées um pouco por toda parte do mundo, nomeadamente Cabo Verde, Senegal, Gambia, Portugal, França, Holanda e outros.

Recebeu o prémio de cantor da música moderna de destaque na “1ª Gala Nacional Guiné n´dade” em Dezembro 2014.

Seguiu se a gravação do seu álbum de estreia “Lifante Pupa” que revela um cantor que se destaca pela melodia da sua música. “Lifante Pupa” apresenta canções de intervenção e de crítica ao comportamento da classe política e militar guineense como “Bolserus” ou “Turpeça Dissabidu”, mas também podem ser encontradas belas canções de amor como os temas “Mariana” e “Lifanti Kala”, hinos ao seu país como “Amor só Amor” e “Guiné Nha Terra” e ainda temas mais dançantes como “Sega” ou “Tudo Na Passa”. Binhan canta em crioulo e outros dialetos da Guiné-Bissau sendo um verdadeiro embaixador da cultura e tradição do seu país. O disco foi gravado entre Bissau e Abidjan e conta com a participação especial de Queen Etmen (Cameroun), Tshaga filho de Aicha Kon (Costa do Marfim) e a grande cantora Monique Seka (Costa do Marfim).

Binhan apresenta-se como uma das maiores vozes da nova geração de cantores da Guiné-Bissau e este álbum de estreia serve como cartão de visita para o mundo descobrir toda a beleza da cultura e música deste jovem talento e do seu país.